Resenha do livro 21 Lições para o século 21



O livro 21 lições para o século 21, escrito pelo autor Yuval Noah Harari, faz uma análise sobre os diferentes desafios que, de acordo com o autor, a humanidade enfrentará neste século. O título é ilustrativo e autoexplicativo sobre o conteúdo da obra. Em cada um dos capítulos, o autor apresenta uma lição/desafio que a humanidade terá que enfrentar e quais são as forças econômicas, políticas e sociais que serão atingidas por cada mudança.

O livro retoma temas abordados em seus dois livros anteriores. Assim, para quem já leu Sapiens: uma breve história da humanidade e Homo Deus não irá encontrar muitas novidades. Algumas ideias são as mesmas escritas com novas palavras e exemplos diferentes, como, por exemplo, a visão crítica e preocupada que o autor tem sobre o papel que a inteligência artificial possa cumprir em nossas vidas, desde a vigilância estatal/empresarial até o controle de nossas emoções. A tecnologia e a ciência tendem a ocupar cada dia mais centralidade em nossas vidas, esvaziando o papel das religiões e das macro-narrativas políticas (liberalismo, capitalismo, socialismo, comunismos etc), o que traz consigo outros desafios.

De forma resumida, os capítulos são: 1-Desilusão (O fim da história foi adiado); 2-Trabalho (Quando você crescer, talvez não tenha um emprego); 3-Liberdade (Big Data está vigiando você); 4-Igualdade (os donos dos dados são os donos do futuro); 5-Comunidade (Os humanos têm corpos); 6-Civilização (Só existe uma civilização no mundo); 7-Nacionalismo (problemas globais exigem respostas globais); 8-Religião (Deus agora serve à nação); 9-Imigração (Algumas culturas talvez sejam melhores que outras – CONTÉM IRONIA); 10-Terrorismo (Não entre em pânico); 11-Guerra (Nunca subestime a estupidez humana); 12-Humildade (Você não é o centro do mundo); 13-Deus (Não tomarás o nome de Deus em vão); 14-Secularismo (Tenha consciência de sua sombra); 15-Ignorância (Você sabe menos do que pensa que sabe; 16-Justiça (Nosso senso de justiça pode estar desatualizado); 17-Pós-verdade (Algumas fake News duram para sempre); 18-Ficção científica (O futuro não é o que você vê nos filmes); 19-Educação (A mudança é a única constante); 20-Sentido (A vida não é uma história); 21-Meditação(Apenas observe).

O autor, por ser professor de história da Universidade Hebraica de Jerusalém, se preocupa em fundamentar com referências todos os argumentos utilizados de forma didática para leitores “comuns” sem cair nos jargões acadêmicos. Atualmente Harari é um dos escritores de maior projeção na grande mídia liberal. Por ser um liberal convicto (isso fica claro em suas obras), ele se tornou um dos porta vozes do pensamento liberal dos direitos individuais. Em tempos de autoritarismos e conservadorismo em diferentes governos no mundo ler um liberal com pensamentos progressistas em diferentes áreas é um alento. Mas justamente por ser um liberal, a sua análise da história e apostas do futuro concentra-se no papel dos indivíduos, desconsiderando as classes sociais e as lutas políticas dos grupos historicamente oprimidos.

É um livro fácil de ser lido e, nos tempos atuais, fundamental para compreender de forma resumida as principais questões que a humanidade enfrentará no atual século.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Breve balanço da atuação do núcleo Carlos Mariguela em 2010

O PT não tem mais com quem falar